Com foco no futuro, a AGI se prepara para um novo ciclo com o lançamento de um novo site e uma nova marca
Criada em 2010, a Agência PUC-Rio de Inovação (conhecida como AGI) passou por diversas fases e mudanças. Apesar de todas as transformações, incluindo a adaptação ao marco legal da inovação (Lei nº 13.243/2016), em que passou a cumprir o papel do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), seu objetivo sempre permeou a difusão da cultura da inovação, visando um impacto socioambiental positivo na sociedade.
Com a intenção de se fortalecer no mercado de inovação do país, contribuindo com a relação de parceria entre Universidade, empresa e sociedade por meio da criação de um ambiente propício para a Transferência de Tecnologia e para a devida proteção do conhecimento gerado na PUC-Rio, a AGI/PUC-Rio apresenta a sua nova identidade visual.
“A PUC-Rio tem um modelo muito próprio. Primeiro, ela é uma universidade comunitária, católica, diversa e tem foco total na sociedade. Depois, na AGI, estamos interessados em trabalhar mais fortemente com o setor empresarial, com foco em transferir tecnologia e ampliar o impacto da Universidade no desenvolvimento sustentável. Neste processo de desenvolvimento da nova marca, buscamos linhas mais orgânicas e que representam esta conexão entre universidade, sociedade e desenvolvimento sustentável”, explica Bruno Feijó, diretor da AGI/PUC-Rio.
Segundo a equipe da AGI, viu-se a necessidade da criação de uma marca que não só demonstrasse a disposição para a disseminação da cultura da inovação, mas que também se conectasse com o espaço físico e social em que a Agência se insere. Além disso, era necessário representar toda a dinamicidade presente no setor da Tecnologia e Inovação.
Com isso, a marca recebeu uma mudança completa, de logotipo à paleta de cores. O novo logotipo e a disposição dos elementos passa a apresentar uma maior fluidez, identificando a organicidade do setor de inovação, para além de mimetizar as curvas presentes na geografia da cidade do Rio de Janeiro, local em que se encontra a universidade.
A paleta de cores apresenta tons de azul e amarelo que fazem referência às cores originais da nova marca PUC-Rio, demonstrando essa integração e pertencimento à comunidade interna da Universidade, assim como a relação com as outras entidades pertencentes ao seu ecossistema de inovação.
“A apresentação da nova marca é um primeiro passo em direção a uma nova fase de atuação da Agência de Inovação. A partir deste passo, estamos confiantes de que haverá ainda mais oportunidades de expandir o conhecimento não só entre a comunidade PUC-Rio, como também no setor empresarial sobre todo o benefício que a conexão universidade-empresa pode trazer para novos negócios e a sociedade”, observa Feijó.
O novo site da Agência também veio para facilitar o contato da comunidade da PUC-Rio e do setor empresarial com os serviços de propriedade intelectual e transferência de tecnologias. No novo site, todos os links para os principais serviços estão disponíveis, assim como, também, está em destaque uma vitrine tecnológica com as patentes e os programas de computador desenvolvidos por docentes e pesquisadores da Universidade que se encontram disponíveis para licenciamento.
“A vitrine tecnológica é umas das ferramentas que vamos lançar com o intuito de dar maior visibilidade à produção tecnológica da Universidade e prospectar parceiros tecnológicos para a PUC-Rio. Ali, empresas poderão buscar por projetos inovadores que estejam de acordo com seus interesses e procurar tecnologias disponíveis para licenciamento”, finaliza o diretor.
Você pode conferir o novo guia da marca da AGI neste link!
Acesse o novo site da AGI e conheça o que a Agência pode fazer por você: www.agi.puc-rio.br