Lançado em 18/7, inscrições permanecem abertas até 30 de setembro.
Em mais uma iniciativa inédita, a FAPERJ no dia 18 de julho lançou o Programa de Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal) – 2019. Trata-se de edital destinado a apoiar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, conduzidos entre equipes de pesquisa de Portugal e do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da cooperação estabelecida no AIR Centre – Centro de Pesquisa Internacional do Atlântico, programa que promove o monitoramento do Oceano Atlântico, conectando tecnologias de águas profundas a tecnologias espaciais.
O programa conta com a participação de países da América Latina, Europa e África, e inclui também os Estados Unidos. O prazo para o recebimento de propostas on-line vai até o dia 30 de setembro.
O objetivo é facilitar a mobilidade de pesquisadores nas áreas abrangidas pelo AIR Centre, contribuindo com a promoção de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas científicas e tecnológicas que envolvam entidades do sistema científico e econômico português e brasileiro no âmbito das ações realizadas no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, Portugal e União Europeia; e estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos serviços e produtos nos domínios científicos e tecnológicos no campo da cooperação estabelecida nos propósitos do AIR Centre.
Com duração de 12 meses, o programa deverá facilitar missões de curta duração no exterior para a apresentação e/ou realização de etapas necessárias à execução das propostas.
Submissão de projetos:
A submissão de propostas online vai até 30/09/2019, exclusivamente pelo sisFaperj, no endereço eletrônico: https://sisfaperj.faperj.br/sisfaperj/
Confira a íntegra do edital Programa de Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal) – 2019.