o resultado é fornecido em poucos instantes.
o dispositivo é pequeno e leve, podendo ser transportado com facilidade.
a invenção ajuda a reduzir o consumo de combustível e a evitar danos ao motor.
a adulteração de gasolina pode causar acidentes, pois pode ocasionar falhas no motor. O verificador de álcool na gasolina ajuda a reduzir o risco de acidentes.
O dispositivo é simples de manusear e não requer treinamento, podendo ser utilizado por qualquer pessoa.
A adulteração de combustível é um problema sério no Brasil. A adição ilegal de compostos, como o álcool, à gasolina pode causar danos ao motor, reduzir o desempenho do automóvel e aumentar o gasto do consumidor com combustível. No entanto, apesar desse problema acontecer com certa frequência, a identificação da adulteração no momento do abastecimento é difícil, expondo o motorista a uma série de riscos.
A invenção é um dispositivo portátil que permite verificar o teor aproximado de álcool em uma amostra de gasolina antes de abastecer. O dispositivo é fácil de usar e pode ser utilizado por qualquer pessoa.
O dispositivo permite verificar o teor de álcool na gasolina de forma rápida e simples. Ele é composto por um tubo transparente com um flutuador que reage na presença de álcool. Para usar, basta adicionar um pouco de gasolina ao tubo e aguardar alguns instantes. Se o flutuador subir até a faixa indicada, a gasolina está dentro dos padrões de qualidade. Caso contrário, a gasolina foi adulterada.
Título da patente:
Dispositivo portátil para verificação do teor aproximado de álcool encontrado em uma amostra de gasolina
Número do Depósito:
BR 10 2013 001456 7
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.