O transdutor é capaz de operar em ambientes agressivos, com altas pressões e temperaturas. Ele também é resistente ao desgaste, o que garante sua confiabilidade a longo prazo.
A invenção é capaz de medir a posição com alta precisão e confiabilidade, mesmo em ambientes agressivos.
O transdutor é compacto e leve, o que facilita o seu manuseio e instalação.
O transdutor permite a leitura remota da posição, o que facilita o controle das válvulas de controle de vazão.
As válvulas de controle de vazão são equipamentos essenciais para a indústria petrolífera. Elas são responsáveis por regular o fluxo de petróleo e gás, garantindo o funcionamento seguro e eficiente das operações. No entanto, a medição da posição dessas válvulas é um desafio, pois elas operam em ambientes agressivos, com altas pressões e temperaturas.
A invenção é um transdutor de posição a fibra óptica que utiliza material magnetoestrictivo. Esse material se expande ou contrai em resposta a um campo magnético e o transdutor usa essa propriedade para medir o deslocamento da válvula de estrangulamento.
O transdutor consiste em um elemento magnético ou eletromagnético, uma ou mais peças de material magnetoestrictivo, sensores a rede de Bragg e uma haste de material não permeável a campos magnéticos. Quando o elemento magnético ou eletromagnético se desloca, ele causa uma deformação na peça de material magnetoestrictivo. Essa deformação é detectada pelos sensores a rede de Bragg, que medem o comprimento de onda da luz refletida. A mudança no comprimento de onda é relacionada ao deslocamento do elemento magnético ou eletromagnético.
Título da patente:
Transdutor de posição a fibra óptica com material magnetoestrictivo e processo de calibração da posição
Número do Depósito:
PI 0501790 4
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.