A utilização de uma fonte pulsada de banda larga melhora a precisão da leitura, eliminando a interferência do sinal de qualquer um dos sensores do conjunto através do canal de referência.
A utilização de apenas um fotodetector e a redução do número de acopladores necessários permitem reduzir o custo do sistema.
O sistema pode ser adaptado para a análise de diferentes tipos de sensores a rede de Bragg.
Os sistemas tradicionais de análise de sensores a rede de Bragg apresentam problemas como perda de intensidade luminosa, imprecisão na leitura e aumento linear do custo com a adição de mais sensores. A precisão é prejudicada pela interferência do sinal de qualquer um dos sensores do conjunto através do canal de referência e o custo é elevado devido à grande quantidade de detectores e de acopladores necessários.
A invenção consiste em um sistema de análise de sensores a rede de Bragg que utiliza uma fonte pulsada de banda larga e, no mínimo, dois filtros em uma linha de atraso espectral para cada sensor do conjunto.
A luz emitida pela fonte pulsada é refletida pelos sensores a rede de Bragg e, posteriormente, pelos filtros da linha de atraso espectral. A luz refletida pelos filtros é, então, detectada por um único fotodetector. As razões entre os pulsos provenientes da reflexão fornecem informações sobre variações de temperatura ou deformações nos sensores.
Título da patente:
Sistema de análise da resposta espectral de conjuntos de sensores a rede de Bragg
Número do Depósito:
PI 0305829 8
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.