O processamento distribuído é realizado de forma paralela, o que reduz o tempo de processamento. Isso permite o processamento rápido e eficiente de dados digitais raster e vetoriais em clusters de computadores, economizando tempo e recursos.
A capacidade de lidar com dados raster e vetoriais georreferenciados torna esta inovação valiosa para aplicações que requerem a combinação desses tipos de informações.
A operação de resolução de conflitos espaciais garante uma representação precisa de objetos de imagem em áreas de sobreposição, melhorando a qualidade dos resultados.
A invenção permite o processamento de grandes conjuntos de dados de imagem em clusters de computadores de qualquer tamanho.
O crescente volume de dados de imagens digitais trouxe desafios para o processamento eficiente por sistemas convencionais, limitados em termos de recursos computacionais e de armazenamento. Soluções existentes não abordam adequadamente o processamento de imagens georreferenciadas e a combinação de dados raster e vetoriais, deixando lacunas significativas no processamento de imagens digitais.
A presente invenção introduz um método inovador para o suporte ao processamento de dados digitais raster e vetoriais em clusters de computadores. Ela aborda a indexação de partes e objetos de imagens, a associação de objetos a geocélulas e estratégias de processamento distribuído. Isso permite uma eficiente manipulação de dados digitais em uma variedade de aplicações, desde sensoriamento remoto até radiografia, ressonância magnética e microscopia.
As imagens raster são divididas em partes de imagem, que são distribuídas pelos nós do cluster de acordo com as políticas do sistema de arquivos distribuído. Os objetos de imagem são armazenados no sistema de arquivos distribuído e replicados no cluster.
O processamento distribuído é realizado de acordo com estratégias diferentes, dependendo das características da operação a ser realizada. Isso garante que o processamento seja eficiente, mantendo a integridade dos dados e considerando a localidade espacial.
Título da patente:
Método de apoio à análise de imagens digitais em um cluster de computadores
Número do Depósito:
BR 11 2017 026499 4
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.