O processo de medição é automatizado, o que reduz o tempo de ensaio, aumenta a precisão e elimina os erros causados por fatores humanos.
O sistema é econômico e de fácil operação, o que reduz os custos dos ensaios.
A estimativa da profundidade de traumas é realizada com alta precisão, baseando-se em dados físicos e utilizando-se de algoritmos avançados de reconstrução 3D. Ademais, por causa da forma como os dados são obtidos, é possível realizar análises estatísticas e cálculo de erros.
O sistema é seguro e não requer a exposição do operador a materiais perigosos ou a impactos violentos.
Os ensaios de coletes balísticos são realizados para verificar a eficácia desses equipamentos na proteção contra o impacto de projéteis. Um dos parâmetros mais importantes a ser avaliado nesses ensaios é a profundidade dos traumas, que indica o quanto o projétil deformou o colete.
No entanto, os métodos atuais de medição da profundidade de traumas em superfícies deformadas pelo impacto de projéteis são lentos, imprecisos e subjetivos. Além disso, estes testes podem ser prejudiciais para a saúde do operador, que é exposto a materiais perigosos e/ou impactos violentos.
A invenção apresentada consiste em um método para estimar a profundidade de traumas em ensaios de coletes balísticos. Nela, utiliza-se reconstrução 3D através da captura de imagens para obter dados precisos e objetivos da superfície deformada (plastilina).
O sistema é composto por um dispositivo de projeção e captura de imagens, uma caixa de plastilina e um software de reconstrução 3D.
O dispositivo calibrado projeta um padrão na faixa do infravermelho sobre a superfície deformada da plastilina. Em seguida, um par de câmeras captura imagens da superfície deformada da plastilina e o software de reconstrução 3D usa essas imagens para reconstruir uma nuvem de pontos da superfície deformada da plastilina. A profundidade dos traumas é obtida a partir da análise dessa nuvem de pontos.
Título da patente:
Sistema e método para medição de traumas em ensaios de coletes balísticos
Número do Depósito:
BR 10 2021 008188 0
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.