As emulsões modelos permitem que os testes de avaliação sejam realizados com mais rapidez e precisão, o que resulta em uma melhor seleção das tecnologias mais eficientes.
O uso de emulsões modelos reduz o consumo de petróleo e surfactantes, o que gera uma economia significativa para as empresas.
As emulsões modelos diminuem o impacto ambiental causado pelos testes de avaliação, uma vez que utilizam menos recursos naturais.
A avaliação de novas tecnologias para a separação entre óleo e água e o transporte de petróleo é um processo complexo e demorado. Isso se deve, na maior parte dos casos, ao uso de emulsões reais, que são caras, difíceis de manusear e com impacto ambiental significativo.
A presente invenção consiste em um método e arranjo experimental para a síntese de emulsões modelos. Essas emulsões possuem propriedades similares às emulsões reais, mas são obtidas através do uso reduzido de petróleo e surfactantes.
O funcionamento da invenção consiste em sintetizar emulsões modelos que possuem as mesmas propriedades físicas e químicas das emulsões reais de petróleo. Para isso, é necessário obter um óleo modelo que tenha propriedades similares às do petróleo real, como viscosidade, densidade e tensão interfacial.
Título da patente:
Método e arranjo experimental para a síntese de emulsões modelos
Número do Depósito:
BR 10 2020 021273 7
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.