O dispositivo oferece alta sensibilidade mesmo em correntes de baixa intensidade.
Este sistema foi projetado para operar em ambientes desafiadores, resistindo a campos elétricos, magnéticos, radiação UV, variações de temperatura e umidade.
Com uma configuração otimizada, o dispositivo permite uma instalação mais fácil e econômica em comparação com outras tecnologias existentes.
A fibra óptica possibilita monitoramento a longas distâncias, sem comprometer a precisão da medição.
Adequado para correntes contínuas, ondas periódicas e aperiódicas, proporcionando versatilidade de aplicações.
Atualmente, medir corrente elétrica em ambientes desafiadores e em sistemas de alta potência apresenta obstáculos consideráveis. Condições ambientais adversas, sobrecorrentes, efeitos de saturação e dificuldade de monitoramento a longas distâncias são apenas algumas das complicações enfrentadas pelas empresas.
A invenção oferece um dispositivo magneto-óptico capaz de medir corrente elétrica contínua ou variável no tempo, utilizando o efeito Faraday em fibra óptica. Essa tecnologia proporciona medições precisas em correntes de amplitudes elevadas, periódicas e aperiódicas.
O dispositivo utiliza o Efeito Faraday, que altera a polarização da luz em um meio sob a influência de um campo magnético, o que permite a medição de corrente elétrica. O equipamento contém uma fonte de luz despolarizada, um acoplador 2×2, um polarizador, um espelho de Faraday com 45° e uma bobina de fibra como sensor.
Título da patente:
Dispositivo Magneto-Óptico para Medição de Corrente Elétrica e Método de Medição de Corrente Elétrica
Número do Depósito:
PI 0704094 6
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.