O dispositivo é capaz de reduzir a estabilidade das emulsões água em óleo, aumentando a eficiência do tratador eletrostático.
O aumento da eficiência do tratador eletrostático permite que as plantas de processamento de petróleo produzam mais petróleo com o mesmo equipamento.
A redução da necessidade de tratamento eletrostático pode levar à redução dos custos operacionais das plantas de processamento de petróleo.
O processamento de petróleo é um processo complexo e desafiador, que envolve a separação de contaminantes, como água e gás, do óleo. As emulsões de água em óleo são um tipo de contaminante comum, que pode prejudicar a qualidade do petróleo e dificultar seu transporte e armazenamento.
A invenção apresentada neste documento consiste em um dispositivo para desestabilização de emulsões água em óleo. O dispositivo é capaz de introduzir um mecanismo adicional de desestabilização, por meio de uma “força de cisalhamento suave”, que é diferente da força gravitacional e das forças eletrostáticas presentes nos equipamentos empregados no tratamento do petróleo.
O dispositivo é inserido à jusante do separador gravitacional, e à montante do tratador eletrostático. O equipamento é aplicado diretamente à camada de emulsão água em óleo mais estável que sai do separador gravitacional.
A força de cisalhamento suave é aplicada à emulsão por meio de um rotor, que gira a uma velocidade controlada. A rotação do rotor provoca o escoamento cisalhante da emulsão, deformando as gotas de água. Essas deformações abrem espaços livres na superfície das gotas, o que favorece a coalescência de outras gotas na vizinhança. A coalescência, por sua vez, implica em segregação gravitacional, que leva à separação das gotas de água do óleo.
Título da patente:
Dispositivo para desestabilização de emulsões de petróleo
Número do Depósito:
BR 10 2020 021250 8
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.