O processo de fabricação é simples e pode ser realizado com equipamentos e etapas de baixa sofisticação.
O corpo de prova pode ser ensaiado à temperatura ambiente, o que simplifica o procedimento de verificação indireta.
A redução da complexidade do tratamento térmico e a possibilidade de ensaio a temperatura ambiente contribuem para a redução dos custos do ensaio de verificação indireta.
Em setores que demandam alta precisão, como a indústria de materiais, a confiabilidade dos ensaios de impacto é crucial. A atual complexidade nos processos de fabricação de corpos de prova de referência impõe desafios, desde a necessidade de instalações especializadas até a operação por pessoal altamente treinado, aumentando custos e incertezas nos resultados.
Uma invenção de processo para fabricação de um corpo de prova de referência de baixa energia para ensaio de impacto Charpy.
O processo proposto consiste em etapas simples de tratamento térmico, incluindo aquecimento, resfriamento, têmpera, revenido, e nova têmpera, resultando em corpos de prova de baixa energia para ensaios de impacto Charpy que podem ser testados à temperatura ambiente. Essa abordagem simplifica a fabricação sem comprometer a precisão dos resultados.
Título da patente:
Processo para fabricação de um corpo de prova de referência de baixa energia para ensaio de impacto charpy e corpo de prova de referência assim obtido
Número do Depósito:
PI 0901924 3
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Cep: 22451-900
Cx. Postal: 38097
TELEFONE:
+55 (21) 3527-2155
PUC-RIO © 1992 – 2023. 31 anos na WEB – Todos os direitos reservados.