A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é sede da edição de 2021 do congresso internacional realizado anualmente pela Associação de Ecologia das Mídias (MEA). O evento acontece entre os dias 8 e 11 de julho e receberá pesquisadoras/es e profissionais do mundo todo. A novidade desta edição é que será a primeira vez que uma universidade do hemisfério Sul sediará o encontro.
O formato do congresso é online, aceitando submissões na forma das tradicionais apresentações orais e mesas-redondas, mas também de performances artísticas, vídeo-instalação, ensaios fotográficos, audiovisuais e outros produtos de comunicação.
As inscrições de propostas estão abertas até o dia 15 de fevereiro de 2021. Basta enviar título e resumo de até 250 palavras, em inglês, para MEA2021Convention@gmail.com. O congresso aceita trabalhos desde estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadoras/es experientes até profissionais e artistas. Docentes, estudantes e egressos da PUC-Rio têm isenção de taxa de inscrição. Haverá bolsas (limitadas) de isenção para estudantes, com data de inscrição pós-aceite. Lembrando que membros associados pagam mais barato no pacote de taxa e anuidade. Para conhecer as diretrizes de submissão, clique aqui.
O tema central do evento é “Futuros Distópicos: Ecologia das Mídias na sociedade do algoritmo”, contando com palestrantes internacionais já confirmadas/os, como Naomi Klein, Douglas Rushkoff, David R. Olson e Muniz Sodré. Que tipo de distopia podemos imaginar como consequência do nosso presente distópico?
Encorajamos o envio de propostas que explorem abordagens dos diferentes campos do conhecimento e de práticas sociais de interesse para a ecologia das mídias. O objetivo é agregar perspectivas multidisciplinares associadas aos estudos da ecologia das mídias. Além do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio, participam da organização do evento os Departamentos de Filosofia, Educação e Design.
Para mais informações, encaminhar para Adriana Braga: MEA2021Convention@gmail.com
Clique aqui para visualizar a chamada completa: Media Ecology Association