AGI PUC-Rio tem proposta aprovada pelo Programa de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), da Faperj

Agência PUC-Rio de Inovação foi contemplada pelo Programa de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), da Faperj, cujo resultado foi divulgado no dia 29 de novembro.

O objetivo do projeto Transferência de Tecnologias da PUC-Rio: da busca à comercialização é estabelecer um processo mais estruturado, na Universidade, para identificar linhas de pesquisa promissoras, tomando como referência aquelas cujos resultados tenham maior potencial para a proteção por direitos de propriedade intelectual e comercialização.

De acordo com a coordenadora executiva da AGI, Shirley Coutinho, o projeto proposto também objetiva auxiliar os professores e pesquisadores na prospecção e avaliação de tendências tecnológicas e de mercado para a condução de novas pesquisas, assim como mapear, realizar estudos de viabilidade técnica, comercial e econômica (EVTEs) e planejar as melhores alternativas para transferência de tecnologia, visando sua comercialização e aplicações para a sociedade.

– A estratégia de incrementar a capacidade da AGI/PUC-Rio no apoio a pesquisadores e professores da Universidade para proteção e comercialização de ativos intangíveis, partiu da evidência de que a PUC-Rio tem competência comprovada no que se refere à cooperação com empresas, mas que ainda necessita aumentar a capacidade e eficiência do seu Núcleo de Inovação Tecnológica quanto às atividades de busca de anterioridade, elaboração de pedidos de patente, planejamento e transferência de tecnologia, prospecção de mercado e realização de EVTEs. Com isso, esperamos estruturar um processo de maneira que, ao final da execução desse projeto, seja possível aumentar o volume de tecnologias protegidas e transferidas pela Universidade, observa a coordenadora.

Segundo Shirley Coutinho, uma vez alcançados os resultados propostos, são esperados impactos científicos, tecnológicos econômicos, ambientais e sociais, no âmbito da Universidade, da cidade e do estado do Rio de Janeiro.

Publicada em: 14/12/2018 por Renata Ratton no site da PUC-Rio.

2019-01-03T09:02:54-03:00